I Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica Alfabetização e Letramento nas Diferentes Áreas do Conhecimento |
|||
Dr. Ligia Beatriz Goulart[3]
Os principais
obstáculos que os alunos apresentam para aprender a ler a escrever, muitas vezes decorrem da falta de
atenção e maior dedicação em perceber as dificuldades peculiares de cada um por
parte dos professores, bem como a dificuldade da família em ajudar e manter as
crianças na escola afirmam teóricos que tratam da leitura e da escrita, como
exemplo, Ferreiro (2011). Com o objetivo de criar estratégias pedagógicas para
auxiliar no processo de aquisição de leitura e escrita de uma turma de segundo
ano do ensino fundamental de uma escola municipal na cidade de Osório-RS foi confeccionado um
boneco de tecido chamado SR. ALFABETO. Nele consta todas as letras do alfabeto.
A cada dia uma criança da turma leva o boneco para casa a fim de construir brincadeiras
envolvendo letras, palavras, histórias, com a ajuda de sua família, em momentos
de interação e construção de conhecimentos. Os registros produzidos nesta ação serão organizados em forma de livro,
e posteriormente apresentados aos pais. Os resultados, até então, apontam que as
crianças na medida em que interagem com o mundo das letras, por meio da
ludicidade, são mais ativas no processo de aprendizagem ao dar visibilidade as
suas hipóteses de escrita.
Palavras chave:
construção – escrita – leitura
REFERÊNCIAS
FERREIRO, Emília, Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Editora Cortez, 2011.
[1]
Bolsista PIBID Pedagogia-Facos-Faculdade
Cenecista de Osório-Rs adrianapedfacos@gmail.com; ribas.lindner@uol.com.br
[2]
Orientadora do PIBID-Pedagogia-Faculdade Cenecista de Osório-Rs anildaah@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário