quarta-feira, 12 de junho de 2013

III Seminário Institucional do PIBID - UNIVATES - Lajeado/RS - 12 a 15 junho 2013

I Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica
Alfabetização e Letramento nas Diferentes Áreas do Conhecimento


Adriana Aparecida Ribas Morais[1]
Ms. Anilda Machado de Souza[2]
Dr. Ligia Beatriz Goulart[3]
CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA
Os principais obstáculos que os alunos apresentam para aprender a ler a  escrever, muitas vezes decorrem da falta de atenção e maior dedicação em perceber as dificuldades peculiares de cada um por parte dos professores, bem como a dificuldade da família em ajudar e manter as crianças na escola afirmam teóricos que tratam da leitura e da escrita, como exemplo, Ferreiro (2011). Com o objetivo de criar estratégias pedagógicas para auxiliar no processo de aquisição de leitura e escrita de uma turma de segundo ano do ensino fundamental de uma escola municipal na cidade de Osório-RS foi confeccionado um boneco de tecido chamado SR. ALFABETO. Nele consta todas as letras do alfabeto. A cada dia uma criança da turma leva o boneco para casa a fim de construir brincadeiras envolvendo letras, palavras, histórias, com a ajuda de sua família, em momentos de interação e construção de conhecimentos. Os registros produzidos nesta ação serão organizados em forma de livro, e posteriormente apresentados aos pais. Os resultados, até então, apontam que as crianças na medida em que interagem com o mundo das letras, por meio da ludicidade, são mais ativas no processo de aprendizagem ao dar visibilidade as suas hipóteses de escrita.

Palavras chave: construção – escrita – leitura

REFERÊNCIAS
FERREIRO, Emília, Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Editora Cortez, 2011.





[1] Bolsista PIBID Pedagogia-Facos-Faculdade Cenecista de Osório-Rs adrianapedfacos@gmail.com; ribas.lindner@uol.com.br
 
[2] Orientadora do PIBID-Pedagogia-Faculdade Cenecista de Osório-Rs anildaah@hotmail.com
[3]Co-orientadora do PIBID-Pedagogia-Faculdade Cenecista de Osório-Rs ligiabg@terra.com.br







Nenhum comentário:

Postar um comentário