sábado, 30 de novembro de 2013

Enalic - 3 a 6 de dezembro 2013



Resumo de nosso trabalho:

JOGOS ONLINE: UM NOVO RITMO PARA A ALFABETIZAÇÃO
Subprojeto de Pedagogia – PIBID Faculdade Cenecista de Osório

Adriana Aparecida Ribas Morais[1]
Amanda Cássia de Alencar Oliveira
Ms. Anilda Machado de Souza²
Dra. Lígia Beatriz Goulart


O presente trabalho visa compreender como as tecnologias digitais influenciam no processo de alfabetização de crianças de primeiro e segundo ano do ensino fundamental de escolas da rede pública municipal de ensino. A vida contemporânea é diretamente influenciada pelas mudanças que ocorrem sob diversos aspectos, em especial no âmbito tecnológico, considerando este cenário de intensas mudanças, aprimoramento e globalização dos saberes, torna-se necessário que a escola articule práticas que contemplem estas transformações. Deste modo, a escola tem o desafio de proporcionar a seus alunos uma formação integrada, que estimule o desenvolvimento de conhecimentos tendo como aliado os recursos tecnológicos. Fundamentado nas ideias de Ribeiro (2012), Pretto (1996) e Kenski (2006), o estudo busca analisar de que modo a utilização de mídias pode contribuir para produzir conhecimentos durante o processo de alfabetização. A partir de oficina realizada semanalmente tendo como recurso o laboratório de informática, buscou-se inserir no cotidiano das turmas, jogos online que contribuem para aquisição da escrita e da leitura. Tais jogos proporcionam o reconhecimento de letras, sílabas e palavras, a associação de imagem à palavra e identificação de sons das letras, motivando as crianças para aprender. As atividades de produção escrita são registradas em blog/ portfólio, o qual possibilita análise do processo de escrita dos alunos e, também permite acompanhar suas aprendizagens. O projeto está em andamento, de modo que os resultados são parciais e denotam que há apropriação da escrita e leitura em níveis crescentes. Cabe destacar, ainda, o desenvolvimento da autonomia, da criatividade, do raciocínio lógico, e da concentração em relação às atividades propostas.

Palavras chave: alfabetização, tecnologias, mídias, jogos.

REFERÊNCIAS
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.
PRETTO, Nelson De Luca. Uma escola sem/com futuro - educação e multimídia. Campinas: Papirus, 1996.
RIBEIRO, Ana Elisa. Novas tecnologias para ler e escrever: algumas ideias sobre ambientes e ferramentas digitais na sala de aula. Belo Horizonte: RHJ, 2012.



¹ Faculdade Cenecista de Osório, Pedagogia, CAPES, ribas.lindner@uol.com.br
² Mestre, Faculdade Cenecista de Osório, souzah@hotmail.com
   Doutora, Faculdade Cenecista de Osório, ligiabg@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário