quarta-feira, 8 de maio de 2013

Relatório Oficinas no laboratório de informática

                                                                                                                       
                                                                                      Adriana Aparecida Ribas Morais[1]
RELATÓRIO DAS OFICINAS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
            Este relatório é o registro de minhas práticas nas oficinas realizadas no laboratório de informática da Escola Municipal de Ensino Fundamental TUIUTI, na cidade de Osório-RS, como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – CAPES, do curso de Pedagogia na Faculdade Cenecista de Osório.
            Durante o primeiro semestre de 2013, o laboratório de informática funcionou normalmente nos turnos da manhã e tarde para estudos e pesquisas, o laboratório possui 14 computadores e uma impressora conectados à internet e com o uso de dois programas: Windows e Linux, durante o semestre pude perceber que os alunos e professores tiveram acesso ao laboratório para realizar suas atividades.
            Baseado em meu projeto ¨ Alfabetização com uso de jogos digitais ¨ e sempre procurando relacionar com o conteúdo trabalhado em sala de aula, uma vez por semana no período da tarde, os alunos do 2° ano que são entre 18 alunos, divididos em dois grupos ou  em outros momentos todos juntos, tem acesso ao laboratório para uma oficina de informática, este é o segundo ano que trabalho com esta turma, onde esse vínculo torna nossos encontros muito prazerosos, a professora este ano é a Jordana, a postura e forma como a professora trata os alunos, como explana suas aulas desenvolvendo conteúdos do dia, tem contribuído muito para meu aprendizado, é muito atenciosa e dedicada com a turma, da mesma forma minha coordenadora na escola Sumair, sempre pronta para esclarecer minhas dúvidas e presente em meu dia a dia, o que me traz suporte e confiança em meu trabalho.
            Aliado a temática de meu projeto e pensando em uma forma diferenciada e agradável para tornar o processo de alfabetização significativo, e percebendo que os alunos encontram-se em diferentes níveis silábicos, construí um boneco de pano chamado Senhor alfabeto, nele preso com botões estão todas as letras do alfabeto para que a criança possa interagir e brincar, assim vai se familiarizando com as letras e brincando procura construir as palavras, o boneco é sorteado entre a turma e pode passar a noite em sua casa, momento este aguardado com ansiedade por todos, junto com o boneco a criança leva uma folha para registro, este momento aproxima também a família neste processo, e o Senhor Alfabeto muito feliz com as crianças, trouxe no encontro seguinte uma amiga para conhecermos a  Dona Numeral, ela veio com a mesma proposta, porém para nos apresentar os números, a turma adorou esta nova amiga, os registros até o momento nos mostram, o quanto a ludicidade nos favorece nesta fase de aprendizagem, tornando muito mais prazerosa e significativa as atividades.
Ainda vejo presente o significado do computador apenas para os jogos de ação, trazer outras propostas pode tornar as atividades da sala de aula ou no laboratório mais atrativas. O referido projeto ainda encontra-se em desenvolvimento, mas já apresenta alguns aspectos positivos, desenvolvendo na comunidade escolar a utilização do laboratório integrado com os conteúdos utilizados em sala de aula, através do computador e suas tecnologias possibilitando inovações nas atividades trabalhadas em sala, em anexo algumas atividades que trabalhamos neste período.

EM ANEXO: Oficinas realizadas no laboratório de Informática

Dia
Proposta
Objetivo
13/03/13

Apresentação do Senhor Alfabeto
Reconhecer as letras do alfabeto e construir novas palavras
20/03/13
1° Oficina
Identificar as sílabas
03/04/13
2° Oficina
Identificar as letras na construção das palavras
10/04/13
3° Oficina
Apresentação da Dona Numeral
Jogos livres
Teatro:
O Rei Cego
17/04/13
4° oficina
Registro nome do colega, pai, mãe, inserir desenho e escrever a palavra
24/04/13
5° Oficina
Hoje não usamos laboratório, fomos para sala de aula Re-construção por grupos da história Branca de neve
Em forma de desenho os grupos contaram e apresentaram a história
03/05/13
6° Oficina
Construção do relógio silábico e registro das palavras
08/05/13
7° Oficina
Word
Com o auxílio do relógio silábico construir palavras da família silábica




[1] Bolsista do PIBIB – Pedagogia – Faculdade Cenecista de Osório – RS – ribas.lindner@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário