Adriana Aparecida Ribas Morais[1]
RELATÓRIO DAS OFICINAS
NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
            Este relatório é o registro de
minhas práticas nas oficinas realizadas no laboratório de informática da Escola
Municipal de Ensino Fundamental TUIUTI, na cidade de Osório-RS, como bolsista
do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – CAPES, do
curso de Pedagogia na Faculdade Cenecista de Osório.
            Durante o primeiro semestre de 2013,
o laboratório de informática funcionou normalmente nos turnos da manhã e tarde
para estudos e pesquisas, o laboratório possui 14 computadores e uma impressora
conectados à internet e com o uso de dois programas: Windows e Linux, durante o
semestre pude perceber que os alunos e professores tiveram acesso ao
laboratório para realizar suas atividades.
            Baseado
em meu projeto ¨ Alfabetização com uso de jogos digitais ¨ e sempre procurando
relacionar com o conteúdo trabalhado em sala de aula, uma vez por semana no período
da tarde, os alunos do 2° ano que são entre 18 alunos, divididos em dois grupos
ou  em outros momentos todos juntos, tem
acesso ao laboratório para uma oficina de informática, este é o segundo ano que
trabalho com esta turma, onde esse vínculo torna nossos encontros muito
prazerosos, a professora este ano é a Jordana, a postura e forma como a
professora trata os alunos, como explana suas aulas desenvolvendo conteúdos do
dia, tem contribuído muito para meu aprendizado, é muito atenciosa e dedicada
com a turma, da mesma forma minha coordenadora na escola Sumair, sempre pronta
para esclarecer minhas dúvidas e presente em meu dia a dia, o que me traz
suporte e confiança em meu trabalho.
            Aliado a temática de meu projeto e
pensando em uma forma diferenciada e agradável para tornar o processo de
alfabetização significativo, e percebendo que os alunos encontram-se em
diferentes níveis silábicos, construí um boneco de pano chamado Senhor
alfabeto, nele preso com botões estão todas as letras do alfabeto para que a
criança possa interagir e brincar, assim vai se familiarizando com as letras e
brincando procura construir as palavras, o boneco é sorteado entre a turma e
pode passar a noite em sua casa, momento este aguardado com ansiedade por todos,
junto com o boneco a criança leva uma folha para registro, este momento
aproxima também a família neste processo, e o Senhor Alfabeto muito feliz com
as crianças, trouxe no encontro seguinte uma amiga para conhecermos a  Dona Numeral, ela veio com a mesma proposta,
porém para nos apresentar os números, a turma adorou esta nova amiga, os
registros até o momento nos mostram, o quanto a ludicidade nos favorece nesta
fase de aprendizagem, tornando muito mais prazerosa e significativa as
atividades.
Ainda vejo presente o significado do computador apenas
para os jogos de ação, trazer outras propostas pode tornar as atividades da
sala de aula ou no laboratório mais atrativas. O referido projeto ainda
encontra-se em desenvolvimento, mas já apresenta alguns aspectos positivos, desenvolvendo
na comunidade escolar a utilização do laboratório integrado com os conteúdos utilizados
em sala de aula, através do computador e suas tecnologias possibilitando
inovações nas atividades trabalhadas em sala, em anexo algumas atividades que
trabalhamos neste período.
EM ANEXO: Oficinas
realizadas no laboratório de Informática
Dia 
 | 
  
Proposta 
 | 
  
Objetivo 
 | 
 
13/03/13 
 | 
  
Apresentação do Senhor
  Alfabeto 
 | 
  
Reconhecer as letras
  do alfabeto e construir novas palavras 
 | 
 
20/03/13 
1° Oficina 
 | 
  
Identificar as
  sílabas  
 | 
 |
03/04/13 
2° Oficina 
 | 
  
Identificar as
  letras na construção das palavras 
 | 
 |
10/04/13 
3° Oficina 
 | 
  
Apresentação da Dona
  Numeral 
Jogos livres 
 | 
  
Teatro: 
O Rei Cego 
 | 
 
17/04/13 
4° oficina 
 | 
  
Registro nome do
  colega, pai, mãe, inserir desenho e escrever a palavra 
 | 
 |
24/04/13 
5° Oficina 
 | 
  
Hoje não usamos
  laboratório, fomos para sala de aula Re-construção por grupos da história
  Branca de neve 
 | 
  
Em forma de desenho
  os grupos contaram e apresentaram a história 
 | 
 
03/05/13 
6° Oficina 
 | 
  
Construção do
  relógio silábico e registro das palavras 
 | 
 |
08/05/13 
7° Oficina 
 | 
  
Word 
 | 
  
Com o auxílio do
  relógio silábico construir palavras da família silábica 
 | 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário