segunda-feira, 12 de maio de 2014

Escola Municipal de Ensino Fundamental Tuiuti

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Tuiuti está localizada na BR 101, Km 82, em Arroio das Pedras, zona rural do município de Osório.
Segundo consta, a primeira diretora foi a professora Brígita Neves.
Em 18 de maio de 1932 a Prefeitura Municipal expede o decreto de criação nº 51/32.
De acordo com o que se apurou, a escola passou a ter um prédio próprio a partir de 1940/42.
Em 1977, foi inaugurado o novo prédio que ficava no terreno adquirido pela Prefeitura Municipal e que pertencia ao Senhor Humberto Dammer. Este prédio era composto por duas salas de aula, secretaria, cozinha e sanitários.
Em 19 de março de 1979 pelo decreto nº 14/79 é oficializado o início de funcionamento da escola.
Em 1987, a escola possuía um grande número de alunos, atendidos por seis professores, e seu espaço já não era adequado.
Em 1989 a escola recebeu mais duas salas de aula oportunizando assim, o atendimento do Pré-escolar a 5ª série.
Em 1991, novamente a comunidade se une e solicita a implantação da 6ª série.
Em 15 de junho de 1993, pelo parecer nº 862/93, do Conselho Estadual de Educação (CEE) é autorizado o funcionamento da 6ª série, cuja primeira turma iniciou em março de 1994.
Em 05 de março de 1998, pelo parecer 234/98, foi autorizado pelo Conselho Estadual de Educação o funcionamento da 7ª e 8ª série.
O prédio, que foi revitalizado em 2007, é composto por cinco salas de aula, biblioteca, sala de informática, sala dos professores com sanitário, sala de direção e coordenação, secretaria, cozinha e refeitório, uma sala para o Pré-escolar, dois sanitários com acesso para deficientes físicos, uma quadra de esportes aberta. Esta quadra também é usada pela comunidade fora do horário escolar.
Em 2011, iniciou a construção de quatro salas de aula, tendo em vista uma melhor organização do espaço físico da Escola.
No ano de 2012, com as novas salas, a estrutura física da Escola ficou assim constituída: seis salas de aula, uma sala para AEE e SOE, uma sala de Arquivo, uma sala destinada ao Mini auditório e vídeo e demais dependências já existentes.
A Escola conta desde 2010 com oficinas no turno inverso. 

1.   DIAGNÓSTICO DA ESCOLA

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Tuiuti, com 82 anos de existência, está localizada na Comunidade de Arroio das Pedras, município de Osório, RS.
Aos poucos a Escola vem se modificando. Mais alunos, mais professores e maior espaço físico. A implantação da 5ª, da 6ª, da 7ª e da 8ª série deu-se de forma gradual a partir de 1989.
Atualmente o prédio é composto de 06 salas de aula, cozinha e refeitório equipados, secretaria, sala de professores, biblioteca, banheiros, sala de direção e supervisão, sala de informática, sala para AEE e SOE, sala de  arquivo, sala de vídeo, 02 saguões cobertos e uma quadra de esportes que, após o horário escolar, fica aberta à comunidade. E ainda há a necessidade de um pavilhão para atividades esportivas.
O corpo docente é formado por 21 professores. Temos 08 funcionários (secretária, auxiliar de biblioteca, serventes e merendeiras), e 166 alunos distribuídos da Educação Infantil, 1º ao 6º ano e de 6ª a 8ª série.
A Escola está inserida em uma Comunidade em franca expansão. O comércio, ligado ao tráfego da BR 101, é a atividade mais importante. Há postos de combustíveis, fábricas de carrocerias, acessórios, restaurantes e lancherias nos quais os moradores exercem funções remuneradas. Praticam a agricultura de subsistência. Não há locais de lazer na comunidade, fazendo-se necessário procurá-lo em outros locais.
Temos alguns clãs familiares que são referência, compondo o corpo discente da Escola há várias gerações. Os avós estudaram aqui e por aqui passam seus filhos, netos e bisnetos.
A Escola atende, também, alunos de comunidades vizinhas. Assim, os alunos utilizam transporte escolar para o deslocamento até a Unidade de Ensino.
Na área da saúde, contamos com um PSF com clínico geral, dentista, nutricionista e psicólogo. As demais consultas são agendadas no Posto Central, na sede do município.
As Agentes de Saúde Comunitária fazem a ligação com o Posto de Saúde, a Escola e as famílias, dando suporte para a formação das redes. 
Os alunos que são atendidos no AEE integram a comunidade, sendo em sua maioria, oriundos de famílias de baixa renda. Todos usufruem a estrutura oferecida pela escola e pela comunidade.
A partir do segundo semestre de 2010 começou a funcionar, gradualmente o NUAC – Núcleo de Atividades Complementares – que oferece aos alunos, em turno oposto, atividades de reforço e diversas oficinas. O NUAC da Escola funcionou em um prédio localizado na comunidade de Livramento.
No ano de 2013, com a mudança da administração municipal, o NUAC passou a denominar-se TI – Turno Integral.
Em 2014 o Turno Integral passou a funcionar no mesmo prédio da Escola, porém devido ao espaço inadequado as oficinas foram reduzidas.













Nenhum comentário:

Postar um comentário