sábado, 4 de agosto de 2012

11 e 12 de junho III Mostra Integrada

11 e 12 de Junho de 2012, aconteceu na Facos em Osório/RS, a III Mostra Integrada de Iniciação Científica:
Meu primeiro trabalho acadêmico desse porte...fui das dúvidas e medos, ao êxtase de ver um trabalho meu mesmo que no início apresentado, agradeço a compreensão das professoras orientadoras Anilda e Ligia, pelo amparo, e pelo programa de iniciação a docência PIBID/CAPES, que esta me proporcionando um caminho de pesquisa e reflexão sobre minhas práticas.


Alfabetização na era da linguagem digital
Adriana Aparecida Ribas Morais[1]
Ms. Anilda Machado de Souza[2]
Dra. Ligia Beatriz Goulart[3]

Este estudo pretende compreender de que forma os recursos tecnológicos podem contribuir no processo de alfabetização de crianças de primeiro ano do ensino fundamental, de uma escola municipal na cidade de Osório - Rs. A sociedade contemporânea enfatiza a cultura digital e a escola precisa caminhar junto com esta realidade social. Por isso o professor precisa conhecer como funcionam as tecnologias desse contexto para que com o uso dessa linguagem possa identificar e definir o seu potencial pedagógico (SILVA, s.d).





OBJETIVOS
Criar estratégias pedagógicas para o uso do computador e outras tecnologias que auxiliam no processo de aquisição de escrita e leitura de modo a enriquecer a aprendizagem do aluno; construir atividades que valorizem tanto trabalho em grupo como individual; possibilitar a colaboração, a cooperação, a criação e a efetiva participação em diferentes contextos.

METODOLOGIA
A metodologia nesse estudo consiste em realizar oficinas de aprendizagem que contemplam atividades feitas no laboratório de informática. As atividades produzidas no ambiente digital utilizando diferentes aplicativos que exploram jogos para aquisição da leitura e escrita é muito atraente e motivadora para a criança (CAFIERO e COSCARELLI, 2007). Este contato com as mídias digitais possibilita ampliação de diferentes linguagens, bem como distinguir quando, como e por que devem ser usadas. Dessa forma o aluno é produtor e autor do próprio conhecimento. Os registros produzidos nessa investigação, organizados em forma de portfólio e blog, serão instrumentos de reflexão e análise do processo de construção do conhecimento das crianças ao longo da pesquisa.

RESULTADOS
Esse estudo é um projeto de pesquisa que está em processo de desenvolvimento.
        

Palavras-chave: alfabetização - leitura – escrita - cultura digital

REFERÊNCIAS
COSCARELLI, Carla e CAFIERO, Delaine. Competências e Habilidades na Alfabetização: Como construir uma matriz de desempenho para um jogo, 2007 http://alb.com.br Acesso em: 09 de maio de 2012.

SILVA, Patricia Pinto. Letramento Digital: O uso do computador como possibilidade pedagógica e necessidade social. http://www.ceale.fae.ufmg.br Acesso em: 09 de maio de 2012.




[1] Bolsista do PIBID - Pedagogia - Faculdade Cenecista de Osório - Rs   ribas.lindner@uol.com.br; adrianapedfacos.blogspot.com
[2] Orientadora do PIBID - Pedagogia - Faculdade Cenecista de Osório - Rs   anildaah@hotmail.com
[3] Co-Orientadora do PIBID - Pedagogia - Faculdade Cenecista de Osório - Rs   ligiabg@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário