sábado, 4 de agosto de 2012

Relato de Observação



                                                                                     
RELATÓRIO DE OBSERVAVAÇÃO DE PRÁTICA DOCENTE
Adriana Aparecida Ribas Morais[1]

                
INTRODUÇÃO

O presente relatório é uma síntese das observações realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental TUIUTI, na cidade de Osório-Rs, em uma turma de 1° ano, da professora Márcia. A escola esta localizada no bairro Arroio das Pedras e atende alunos do ensino fundamental e educação infantil.
O que motivou a escolha desta escola e desta turma foi a minha participação como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – CAPES, do curso de Pedagogia na Faculdade Cenecista de Osório.

DESENVOLVIMENTO

Durante o período que iniciei a observação nesta escola me deparei com dúvidas e medos, visto que esta foi a primeira vez que realmente estive de fato em uma sala de aula. O contato com a escola e a professora foi muito agradável, iniciei a primeira observação no dia 18 de abril de 2012, no horário das 13h00min às 17h00min, com orientação da professora Sumair que me apresentou o espaço da escola, informações sobre horários, visita à secretaria, direção, biblioteca, laboratório, sala das professoras, sala de aula e na sala de informática, local onde devo atuar.
A turma de primeiro ano primeiro ano que acompanho como bolsista do PIBID possui 16 crianças, seis meninas e 10 meninos que estão em diferentes níveis de hipóteses alfabéticas, com base nestes dados devo pensar meu projeto de pesquisa a partir da temática da alfabetização associada à tecnologia digital, tendo em vista que o contato com as mídias digitais é muito atraente e motivador para a criança em fase de alfabetização principalmente com o uso de jogos.
A sala é ampla, as classes ficam dispostas em forma de U ou em grupos, as atividades diárias iniciam com calendário, chamada, os alunos registram algumas atividades, fazem momentos de brincadeiras na sala com alguns jogos pedagógicos, fazem lanche, vão para pracinha, realizam atividades de educação física na quadra, biblioteca.
Sempre que solicitada procurei auxiliar nas dúvidas dos alunos, sob orientação da professora titular. Os alunos são todos muito carinhosos, gostam e participam com entusiasmo de todas as atividades propostas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A oportunidade que tive de assistir as aulas da docente foi de muita importância nesta fase inicial como bolsista do PIBID. A postura e forma como a professora trata os alunos, como explana suas aulas desenvolvendo conteúdos do dia, tem contribuído para meu aprendizado.
Em relação aos alunos quanto ao processo de alfabetização observei uma proposta centrada, a professora procura sempre trazer atividades relacionadas com a escrita despertando a curiosidade, ensinando-os a pensar, existe a preocupação de explorar a expressão do pensamento do aluno para a realização da escrita e também da expressão oral, a professora me relatou que no ano anterior existia a proposta do uso do laboratório de informática em outra turma, porém as atividades no laboratório com esta turma ainda não aconteceram.


[1] Bolsista do PIBID – Pedagogia – Faculdade Cenecista de Osório – Rs – ribas.lindner@uol.com.br

Um comentário:

  1. Oi, colega!
    Também vejo a importância das observações que fiz com as crianças, mas observar as atitudes da professor são um aprendizado enorme, saber se colocar diante das situações que surgem é sempre uma preocupação que tenho, e ver as relações dela com a turma é esclarecedor.

    ResponderExcluir