PIBID – PEDAGOGIA – FACOS
Reflexão sobre o artigo: ¨O PORTFÓLIO PODE MUITO MAIS DO QUE UMA PROVA¨
Como nos mostram as autoras neste artigo, atualmente nas escolas a avaliação dos alunos se dá na forma de provas, onde são avaliadas as expectativas do professor quanto aquilo que o aluno aprendeu. Aprendeu ou apenas decorou? Será que este aprendizado trouxe conhecimento e tem relação com sua realidade, com aquilo que ele está vivendo?
A prova é somente uma forma de avaliar o conteúdo, não contempla a forma em que se deu este aprendizado, de como foi o caminho percorrido. Para aluno, o uso do portfólio se dá como forma de registro de suas reflexões, questionamentos, pesquisas, experiências, e para o professor é a forma de registrar a caminhada e os avanços encontrados em seus alunos, mais do que avaliar os conteúdos estudados, ele traz a análise dos momentos vividos, as construções e reflexões tanto do professor quanto do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário